soteropoli2010.550px

Todo bom soteropolitano sabe que dia 2 de Fevereiro é dia de Yemanjá, rainha do mar. Dia em que muitos se desviam do seu caminho, mesmo não sendo feriado na cidade, para agradecer e presentear a mãe de todas as águas.

Desde as primeiras horas da manhã até os últimos minutos da noite, milhares de pessoas de todas as idades, classes sociais, e religiões procuram a praia para lançar seu presente no mar. Embora Salvador seja cercada pelo oceano em vários pontos da cidade, a grande maioria das pessoas preferem trazer as suas oferendas ao bairro do Rio Vermelho, cercania de grande tradição dos pescadores e onde está sediada a Casa de Yemanjá. É da praia do Rio Vermelho de onde partem centenas de embarcações de todos os tipos e tamanhos em procissão carregando os presentes trazidos pelos fiéis durante todo o dia.

Os presentes ofertados a Yemanjá variam muito: objetos para embelezamento pessoal como espelhos, sabonetes, perfumes, pentes, e jóias são os mais comuns. Mais há também quem ofereça bolos, bonecas, carros , estátuas e dezenas de outros mimos que vão além do que se possa imaginar. Embora todos os presentes sejam bem-vindos, Yemanjá gosta mesmo é de receber flores. Que mulher não gosta de flores? As flores além de belas e perfumadas são biodegradáveis, e não poluem o mar.

Estivemos ontem na praia do Rio Vermelho registrando as milhares de flores trazidas pelos soteropolitanos e a beleza do momento de fé em que elas são lançadas de presente para Yemanjá.

01 02

 
 
continua-550px
Proíbida a reprodução das fotos 01 foto por: Soteropoli.com 02 foto por: Soteropoli.com 03 foto por: Soteropoli.com 04 foto por: Soteropoli.com 05 foto por: Soteropoli.com 06 foto por: Soteropoli.com 07 foto por: Soteropoli.com 08 foto por: Soteropoli.com 09 foto por: Soteropoli.com 10 foto por: Soteropoli.com 11 foto por: Soteropoli.com 12 foto por: Soteropoli.com 13 foto por: Soteropoli.com 14 foto por: Soteropoli.com 15 foto por: Soteropoli.com 16 foto por: Soteropoli.com 17 foto por: Soteropoli.com 18 foto por: Soteropoli.com